quarta-feira, 11 de abril de 2012

Colecionando Barbies

Oie galera! Sabe desde quando eu comecei a ganhar Barbies de coleção eu também comecei a me aprofundar mais nos assuntos sobre elas, porque afinal uma Barbie de coleção não pode ser tratada como uma Playline, algumas dicas eu já sabia faz um tempo outras eu não fazia a menor ideia que existia e pra ajudar quem também coleciona eu resolvir compartilhar algumas aqui com vcs.

1a Dica: Fora ou dentro da caixa?

NRFB Never Removed From the Box:

Essa é uma dica muito importante, até porque ajuda bastante a quem predente vender a Barbie mais tarde. Sabe muitos colecionadores escolhem por deixar as bonecas na caixa, na maior parte dos casos os colecionadores escolherem por isso por causa de um selo bastante conhecido e bem requisitado na hora de comprar uma Barbie sem que seja da loja, o selo NRFB que significa Never Removed From the Box, se o colecionador tem uma Barbie com esse selo e quiser vende-la pode ter certeza que ela valerá mais graças a ele, pelo motivo óbvio de ela tá mais conservada que uma da mesma retirada da caixa.

Empacotadinhas e bonitinhas, que nem a dona :P!


MIB Mint In Box:

Guria que não sabe colecionar Barbie direito: Poxaaaaaa que sacooo, eu já tirei minha Barbie da caixa e ela não tem mais o selo NRFB e agora??

Eu: Não se preocupe ingênuo colecionador de Barbies, eu sei como dar um jeito (;! O selo NRFB é um selo realmente muito importante na hora de vender sua Barbie de coleção, mais eu sei como qualquer um que compra Barbies bonitinhas e que custam mais do que cem reais, como é uma tentação não poder tirar ela da caixa, por isso e pra isso que existe o selo MIB, se vc é um bom colecionador e já tirou ela da caixa mais ainda tá com a caixa guardada e bem conservada, não há com quer se preocupar. O selo MIB diminui sim o valor da sua Barbie comparando ao selo NRFB, mas a Barbie ainda vai continuar com um valor bom com o MIB. Quando a tentação vim não se esqueça, tira mas guarda e conserva (< tanto a caixa quando a Barbie DX!)


Deboxed:

Guria que não sabe colecionar Barbie direito: Tia Yumi tô gostando bastante das suas dicas =D, mas tipo assiiim, eu tenho três dolls de coleção e duas foram o mesmo preço e eram da mesma etiqueta Pink Label e a outra era da etiqueta Gold Label e eu tive até que comprar ela num site americano de Barbies de coleção que entrega aqui no Brasil, ela veio até com o selo bonitão aié o NRFB sei lá das quanta, mas eu num resistir a tentação como vc disse lá em cima e tirei ela da caixa e coloquei em algum lugar no ármario com o Certificado de Autencidade o pedestal e tudo, mas acontece que minha mãe vive futricando meu ármario e eu acho que numa dessas futricação ela jogou a caixa fora, mas não vai ter problema não né? Dela viver sem a caixa e o Certificado e o pedestal =P, né =P!

Eu: ¬¬, caramba agora eu entendo porque teu nome aqui no papo é esse. Na verdade tem sim muito problema dela viver sem a caixa, não tinha tanto até vc dizer que sua mãe jogou ela fora com até o Certificado de Autencidade dentro. Agora se um dia vc pretender vender ela, ela vai custar menos de cem sem o Certificado e depois ela quase uma Barbie Play Line sem ele. Parabéns por provar que pra colecionar Barbie é necessário ter realmente mais de seis anos ou pelo menos uma mentalidade maior =D!

Guria que não sabe colecionar Barbie direito: BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ #saicorrendo.

Eu: VOLTE SEMPRE!


MNB Mint No Box:


Ooo, eu acho que eu devia ter avisado sobre esse outro selo pra 'Guria que não sabe colecionar Barbie direito.' O selo MNB significa que a boneca tá em bom estado mas foi retirada da caixa e a caixa estraviou, mas por favor perder a caixa com o Certificado de Autencidade AVÁ.


Costumized Doll:

O Costumized Doll é usado quando o colecionador que tá vendendo a boneca personalizou algo nela, tirar a roupa original e por outra, mudar a cor do cabelo, mudar o formato do cabelo essas e outras mudanças são exemplos de Customized Doll. Vale lembrar a alguns colecionadores que fazem certas mudanças na Barbie e depois vendem, não exagerarem um pouco nessas customizações.


Secondary Market:

Quando a boneca é colocada a venda sem ser pelos fabricantes no mercados dos colecionadores.


2a Dica: Algumas siglas da Mattel.

Collector Edition:

Indica que a boneca é uma Edição de Colecionador, isto é, têm fabricação de UM POUCO MAIS DE 35.000 unidade para cima, vêm em caixas próprias para amostragem, incluí pedestal e certificado de autenticidade.

Limited Edition:

  Indica que a boneca é uma Edição Limitada com fabricação de MENOS de 35.000 unidades. Vêm com caixa própria para amostragem, pedestal, certificado de autenticidade. Algumas dessas bonecas são vendidas apenas para os membros do Clube Oficial de Colecionadores da Barbie.


Ponytail:

#1 Ponytail, indica Barbie original de '59, íris branca, liner azul, furos nos pés.
#2 Ponytail, o mesmo que acima só que sem furos nos pés.
#3 Ponytail, indica Barbies original de '60, íris azul, sombrancelhas mais levemente curvadas.
#4 Ponytail, indica Barbies de '60, com novo corpo em vinil.
#5 Ponytail, indica Barbie de '60, com nova textura de cabelo, concavo, tamanho mais leve.

3a Dica: Comprar/vender/trocar.

Comprar/vender/trocar:

Preço:

Na hora de comprar é sempre importante vc verificar o preço da doll e a descrição em muitos sites de mercado é super comum ver dolls a venda que não vale metade do preço que são, se vc também for vender se lembre dos selos lá em cima, quem tá prorcurando Barbie de coleção pra comprar no mercado virtual sabe desses selos até de cabeça pra baixo, então não se esqueça ninguém vai dar o preço no qual vc comprou a boneca ou até mais por uma Barbie MIB ou MNB (< isso vale pra quem comprar e vender.)

Original:

Além dos selos tem outra coisa bastante comum pra ver na boneca, se ela é original. Não compre e nem troque a Barbie sem ver as imagens originais delas, não aceite fazer troca e compra nenhuma ser conhecer a pessoa e sem ver fotos que sejam tiradas da boneca no qual a pessoa tá negociando com vc. E como sempre em todas as etapas vai ser muito necessário vc se lembrar dos selos.

Onde comprar:

Existem trilhões de sites que vendem Barbies de coleção alguns americanos outros brasileiros e por ai vai. Apenas dando um enter no Google vc acha uns 20 na primeira página =D. Além desses, sites de mercado também tanto internacionais como nacionais vendem Barbie, Ebay, Mercadolivre e outros sites, são alguns exemplos.


4a Dica: Colecionando.

Saiba como guardar sua doll:

Alguns colecionadores preferem manter suas Barbies dentro da caixa até mesmo por questão de mais tarde vende-la (< como eu já mencionei.) Já outros preferem manter ela fora da caixa e já outro preferem comprar a mesma Barbie duas vezes (uma pra deixar dentro da caixa e outra fora (< em estantes.)) Mais determinados caso a sempre uma maneira importante de deixar a Barbie ou a caixa com a Barbie dentro. Se vc prefere deixar a Barbie na caixa (< como é meu caso :P) não se esqueça de sempre passar um pano nela, porque óbvio, vai acumular poeira e outra boa dica é manter ela longe da luz solar e da humidade. Agora se a sua Barbie é uma Barbie fora da caixa (< Barbie na caixa XD) tome muito cuidado com a poeira novamente e com o ar-condicionador, pois a Barbie pode acabar ressecando parte do corpo e se partir em pedaços, isso se sua estante não for fechada.


Faça sua Wish List:

Vá com calma, uma boa dica é fazer uma lista de Barbie pra comprar e sempre quando vc terminar uma inicie outra e por ai vai.


Não estoure seu orçamento:

Comprar Barbie e colecionar é um hobbie, mas as vezes se torna um vicio, saiba controlar esse hobbie sem estourar seu orçamento (;!


Algumas dicas desse post foram tiradas de: Oocities.
















0 comentários: